O profissional formado no curso de Publicidade e Propaganda, conhece e domina técnicas e instrumentos necessários para a identificação de problemas; tem habilidade para propor e executar soluções de comunicação, com o propósito de atingir eficazmente objetivos do mercado de anunciantes; tem capacidade para interpretar objetivos mercadológicos de empresas e instituições, traduzindo em objetivos e procedimentos de comunicação adequados às diferentes situações; é capaz de desenvolver planejamento, criação, produção, difusão, avaliação e gestão da comunicação publicitária em empresas especializadas em publicidade e propaganda, em empresas e instituições anunciantes, em veículos ou em assessorias de comunicação.
O publicitário cuida da criação de campanhas e peças publicitárias. Trabalha para apresentar um produto ou serviço ao consumidor, promove sua venda ou garante a boa imagem da marca ou empresa junto ao público. Pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, escolaridade, renda, costumes e hábitos de consumo. Desenvolve a arte de embalagens, cria logotipos para produtos e empresas e produz material promocional impresso, como cartazes, outdoors e folhetos. Escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha: anúncios, comerciais de rádio, Tv e cinema, ou banners e pop-ups em sites da internet. Cria os textos e as imagens para a publicidade impressa e roteiros de vídeos para campanhas de Tv e internet, sugere detalhes e coordena os trabalhos de produção. Depois da campanha, avalia o impacto da propaganda sobre o consumidor.
Fonte: Guia do Estudante.
Disciplina | Carga horáriaCH |
---|---|
Atividades Complementares I (Integralização conforme Regulamento) | 40 |
Atividades Complementares II (Integralização conforme Regulamento) | 40 |
Atividades Complementares III (Integralização conforme Regulamento) | 40 |
Atividades Complementares IV (Integralização conforme Regulamento) | 40 |
Atividades Complementares V (Integralização conforme Regulamento) | 40 |
Atividades Complementares VI (Integralização conforme Regulamento) | 40 |
Atividades Complementares VII (Integralização conforme Regulamento) | 30 |
Cultura e Responsabilidade Social e Ambiental | 60 |
Direção de Arte | 60 |
Economia | 60 |
Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional | 60 |
Estágio Supervisionado I | 130 |
Estágio Supervisionado II | 140 |
Estética e Cultura de Massas | 60 |
Estratégias de Marketing | 60 |
Estudos do Comportamento do Consumidor | 60 |
Estudos Socioantropológicos | 60 |
Ética e Filosofia | 60 |
Fotografia | 60 |
Fotografia na Publicidade | 60 |
Gestão das Organizações | 60 |
Gestão de Marcas e Clientes | 60 |
História da Arte | 60 |
Legislação Publicitária | 60 |
Leitura e Interpretação de Textos | 60 |
Liderança e Tomada de Decisão | 60 |
Linguagens e Produtos Midiáticos | 60 |
Marketing Pessoal e Endomarketing | 60 |
Metodologia e Pesquisa Científica | 60 |
Optativa | 60 |
Pesquisa de Mercado | 60 |
Planejamento de Comunicação e Mídia | 60 |
Planejamento de Marketing e Inovação | 60 |
Processo Criativo em Publicidade | 60 |
Produção Audiovisual | 60 |
Produção e Comunicação Digital | 60 |
Produção Gráfica | 60 |
Projetos de Comunicação | 60 |
Psicologia nas Organizações | 60 |
Publicidade e Propaganda | 60 |
Redação Publicitária I | 60 |
Redação Publicitária II | 60 |
Semiótica | 60 |
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso | 60 |
Teorias da Comunicação | 60 |
Optativa 1 - Língua Brasileira de Sinais (Libras) | 60 |
Optativa 2 - Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-Brasileira e Indígena | 60 |
Optativa 3 - Desenvolvimento da Imagem e Marca | 60 |
Presencial
Bacharelado
2.820 horas
3,5 anos