O profissional formado no curso de Publicidade e Propaganda, conhece e domina técnicas e instrumentos necessários para a identificação de problemas; tem habilidade para propor e executar soluções de comunicação, com o propósito de atingir eficazmente objetivos do mercado de anunciantes; tem capacidade para interpretar objetivos mercadológicos de empresas e instituições, traduzindo em objetivos e procedimentos de comunicação adequados às diferentes situações; é capaz de desenvolver planejamento, criação, produção, difusão, avaliação e gestão da comunicação publicitária em empresas especializadas em publicidade e propaganda, em empresas e instituições anunciantes, em veículos ou em assessorias de comunicação.
O publicitário cuida da criação de campanhas e peças publicitárias. Trabalha para apresentar um produto ou serviço ao consumidor, promove sua venda ou garante a boa imagem da marca ou empresa junto ao público. Pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, escolaridade, renda, costumes e hábitos de consumo. Desenvolve a arte de embalagens, cria logotipos para produtos e empresas e produz material promocional impresso, como cartazes, outdoors e folhetos. Escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha: anúncios, comerciais de rádio, Tv e cinema, ou banners e pop-ups em sites da internet. Cria os textos e as imagens para a publicidade impressa e roteiros de vídeos para campanhas de Tv e internet, sugere detalhes e coordena os trabalhos de produção. Depois da campanha, avalia o impacto da propaganda sobre o consumidor.
Fonte: Guia do Estudante.
| Disciplina | Carga horáriaCH |
|---|---|
| Atividades Complementares I (Integralização conforme Regulamento) | 40 |
| Atividades Complementares II (Integralização conforme Regulamento) | 40 |
| Atividades Complementares III (Integralização conforme Regulamento) | 40 |
| Atividades Complementares IV (Integralização conforme Regulamento) | 40 |
| Atividades Complementares V (Integralização conforme Regulamento) | 40 |
| Atividades Complementares VI (Integralização conforme Regulamento) | 40 |
| Atividades Complementares VII (Integralização conforme Regulamento) | 30 |
| Cultura e Responsabilidade Social e Ambiental | 60 |
| Direção de Arte | 60 |
| Economia | 60 |
| Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional | 60 |
| Estágio Supervisionado I | 130 |
| Estágio Supervisionado II | 140 |
| Estética e Cultura de Massas | 60 |
| Estratégias de Marketing | 60 |
| Estudos do Comportamento do Consumidor | 60 |
| Estudos Socioantropológicos | 60 |
| Ética e Filosofia | 60 |
| Fotografia | 60 |
| Fotografia na Publicidade | 60 |
| Gestão das Organizações | 60 |
| Gestão de Marcas e Clientes | 60 |
| História da Arte | 60 |
| Legislação Publicitária | 60 |
| Leitura e Interpretação de Textos | 60 |
| Liderança e Tomada de Decisão | 60 |
| Linguagens e Produtos Midiáticos | 60 |
| Marketing Pessoal e Endomarketing | 60 |
| Metodologia e Pesquisa Científica | 60 |
| Optativa | 60 |
| Pesquisa de Mercado | 60 |
| Planejamento de Comunicação e Mídia | 60 |
| Planejamento de Marketing e Inovação | 60 |
| Processo Criativo em Publicidade | 60 |
| Produção Audiovisual | 60 |
| Produção e Comunicação Digital | 60 |
| Produção Gráfica | 60 |
| Projetos de Comunicação | 60 |
| Psicologia nas Organizações | 60 |
| Publicidade e Propaganda | 60 |
| Redação Publicitária I | 60 |
| Redação Publicitária II | 60 |
| Semiótica | 60 |
| TCC - Trabalho de Conclusão de Curso | 60 |
| Teorias da Comunicação | 60 |
| Optativa 1 - Língua Brasileira de Sinais (Libras) | 60 |
| Optativa 2 - Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-Brasileira e Indígena | 60 |
| Optativa 3 - Desenvolvimento da Imagem e Marca | 60 |
Presencial
Bacharelado
2.820 horas
3,5 anos